Make your own free website on Tripod.com

http://nabonabo.links

                

Rotação de um parabolóide em tempo real na HP 49G (Fast3D)

O gráfico é rotacionado usando-se o cursor da 49.

Para criar esse gráfico a HP49 levou aproximadamente 4 segundos.

Note que à medida que rotacionamos o gráfico os eixos de orientação no canto inferior esquerdo também mudam para acompanhar o gráfico!

Este parabolóide foi desenhado a partir da equação genérica Z=X2 + Y2, no intervalo -3 < X < 3  e  -3 < Y < 3.

Foi usada uma resolução de plotagem de 10 pontos no eixo X e 8 pontos no eixo Y (80 pontos no total).

A velocidade da animação que você está vendo aqui (10 quadros por segundo) é a mesma velocidade de rotação do gráfico na tela da 49 mesma. Se a resolução de plotagem fosse maior (o máximo é 20 por 20, fazendo 400 pontos), a velocidade de rotação na 49 seria evidentemente menor e vice-versa.

A grande diferença do método Fast3D para o método Wireframe (disponível na 49 e também na 48) é que na verdade a 49 "renderiza", ou modela um objeto 3D, e depois permite manipulação sem ter que recalcular nada, o que explica sua rapidez; no entanto, não calcula perspectiva e não dá muita precisão. A. O método Wireframe no entanto é muito mais preciso e leva perspectiva em conta. Em vez de criar um único objeto, ele cria uma rede de pontos com todos os dados de posição, o que nos permite ainda obter a posição (X Y Z) de cada um dos pontos individuais.

O gráfico acima levou aproximadamente 30 segundos para plotar (na 49). Como vocês podem ver agora temos perspectiva... e usando o comando Trace em conjunto com o (X, Y)  nós podemos obter a posição de cada um dos pontos no formato X Y Z "navegando" pelos pontos com o cursor.


República do Nabonabo 2001